Entrada Notícias AIG vende Alico à Metlife por 15,5 mil milhões de dólares

AIG vende Alico à Metlife por 15,5 mil milhões de dólares

A AIG, a seguradora norte-americana nacionalizada em 80% pelo governo em Setembro de 2008, anunciou ontem a venda da Alico, seguradora de Vida para os mercados fora dos EUA, à MetLife por 15,5 mil milhões de dólares.

Em comunicado, a MetLife adianta que vai pagar pela operação 6,8 mil milhões de dólares em dinheiro e os restantes 8,7 mil milhões em acções suas. Com esta aquisição, Washington vai passar a deter cerca de 20% do capital da MetLife, hoje a maior seguradora norte-americana depois do resgate da AIG durante a crise financeira.

A alienação da Alico, que está presente em Portugal, representa o segundo desinvestimento da AIG em seguradoras fora dos EUA, depois da venda, em Março, da AIA à Prudential por 35,5 mil milhões de dólares. O valor destes dois negócios supera as 20 alienações de activos feitas pela AIG desde o resgate de Setembro de 2008.

A seguradora norte-americana referiu que 9 mil milhões de dólares da operação da Alico serão destinados a reduzir a sua dívida do seu resgate que totaliza 182 mil milhões de dólares. A AIG tem vendido diversos activos nos últimos meses como a uma seguradora automóvel nos EUA, uma instituição de crédito hipotecário em Israel e um seguradora de Vida no Canadá. A Alico está presente em mais de 50 países, entre Europa, Médio Oriente e Ásia.
Jornal Oje 09.03.2010